BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Prêmio Top Blog!

Oi pessoal!!!

O blog agora está concorrendo ao prêmio Top Blog!!

Para votar é bem simples. Basta clicar no link abaixo ou na barra lateral do blog, clicar em "Votar neste blog", digitar seu nome e e-mail. A confirmação do voto será enviada no seu e-mail.




Obrigada pelo seu voto!!!!!

Charges: Aquecimento Global

Oi Pessoal!!!!

O blog O Beco dos Bytes oferece ótimas charges sobre diversos assuntos!

Aí vão algumas sobre aquecimento Global!







Espero que tenham gostado!!!!

Bom Trabalho!!!!

Fonte: http://becodosbytes.blogspot.com

Texto sobre o Pantanal em Inglês

Olá amigos!!!

Hoje venho com mais um texto ambiental, desta vez sobre o Pantanal!!!!

The spectacular life in Pantanal


Stunning landscapes and lots of species of birds, fish and mammals. These are some of the attractions of Pantanal, one of the world’s most beautiful regions


The dream of any tourist going to Pantanal is to see a jaguar and, if possible, take a photograph - but this is a very rare event. Jaguars live in hiding in the forests. However, many other animals can be seen up close, such as alligators, tapirs (antas), capivaras and otters (ariranhas). Bird spotting is also easy for tourists. Birds such as the macaw (arara), toucan and stalks (tuiuiú), which is the symbol of Pantanal. The beauty of this region is also evident in the rivers, lakes, lagoons, and the great variety of plants, trees and other forms of vegetation. Tourists can see the beauty of the region in a traditional boat from the area, called a “chalana”. Pantanal also has fantastic places to go fishing and horse riding.

Where this ecological paradise is

This lush region covers over 200,000 square kilometers, with twelve cities, and is between the States of Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. Up until the 1980s, Pantanal was not a very popular tourist destination for Brazilians. The main economic activity in the region is based on fishing and cattle farming. As of the 1990s, Pantanal became more popular with tourists from all over the world.

Trecho da matéria publicada na edição de dezembro da Revista Maganews, que também destaca as características do clima na região, a diversidade de pássaros e peixes em comparação com a Europa e a América do Norte, e também um pequeno texto sobre a novela “Pantanal”.

Vocabulary

1 stunning – impressionante / maravilhoso

2 landscape – paisagem

3 bird – pássaro

4 mammal - mamífero

5 jaguar – onça

6 to live in hiding – viver escondido

7 forest – floresta / mata

8 to be seen up close – ser visto de perto

9 alligator – jacaré

10 boat – barco

11 horse riding - cavalgada

12 lush – deslumbrante

13 square kilometers - quilômetros quadrados

14 cattle farming – pecuária

15 as of the – a partir de

Fotos – Bolívar Porto / Embratur (araras) e Rui Faquini / Embratur (vista aérea)


Bom trabalho!!!


Fonte: http://www.maganews.com.br/

Proporção e Simetria na natureza

Oi pessoal!

Esta dica vai principalmente para os professores de matemática, mas conforme veremos extrapola para conhecimentos de biologia, química, geologia, e porque não filosofia, história, educação artística...

Que tal estimular o reconhecimento do entorno, identificando formas geométricas na natureza?

A natureza nos surpreende com uma variedade espetacular de fenômenos de rara beleza. O conceito de beleza aparece naturalmente vinculado à proporção de equilíbrio e simetria. Observando atentamente, começamos a colecionar uma porção de padrões (ou formas) que se repetem em nosso meio, como:

A esfera (forma do planeta Terra e olhos da maioria dos animais), a pirâmide ( Vúlcão, montanhas), o hexágono (permite aproveitar o máximo de espaço disponível - favos de mel das cooperativas abelhas), o espiral ( na molécula de DNA, no desenho da concha de um caracol), o cubo ( da pirita ou sulfureto de sódio)

A idéia de simetria também é abundante no mundo natural, sendo conceituada como a divisão imaginária de corpos em metades opostas. Por exemplo:

-Simetria bilateral: quando há apenas um plano que divida em corpo em partes iguais( os seres humanos, borboletas, coruja, orquídea)

-Simetria radial: quando planos longitudinais, que passem pelo centro do corpo, o dividem em partes iguais(dente-de-leão, margarida, ouriço ou estrela do mar)

-Assimétrico: não apresentam um plano de simetria, não apresentam divisão que expresse duas metades iguais ( a maioria dos poríferos, como a esponja do mar)

Isto não passou desapercebido aos olhos dos filósofos e matemáticos da Antiguidade, que começaram a buscar as explicações para os fenômenos ocorridos na natureza. Platão chegou a dizer "Por toda a parte existe a Geometria". Pitágoras fundou a “Escola Pitagórica”, que tinha como lema: “O número é tudo”. Depois, com os avanços da ciência, Galileu Galilei também declarou "A matemática é o alfabeto com o qual Deus fez o mundo".

Os homens utilizaram e ainda utilizam o conhecimentos sobre as formas geométricas na natureza para criarem muitas invenções de utilidade, um exemplo clássico é a roda, fundamental para o funcionamento da maioria das engrenagens.

Na arte, também imitamos a natureza. Sob o viés da estética temos a oportunidade de descortinar grandes encontros entre a arte e a matemática. Como exemplo, vejam esta foto que tirei de um adorno em cantaria no Chafariz da Glória em Ouro Preto, imitando uma concha. Por sinal, a planta que aparece sobre o monumento se chama Pteris vittata, e suas frondes tem simetria bilateral!

O professor que deseja despertar em seus alunos a sensibilidade para com o meio ambiente pode chamar a atenção para essas belezas e conexões durante a explicação em suas aulas! Não é necessário se aprofundar em muito nos tópicos nem em todos, dependendo do seu objetivo e do interesse dos alunos, experimente utilizar informações chave para incrementar o interesse deles

Sugestão: Após uma explanação inicial em sala de aula, peça aos seus alunos que observem e anotem as formas geométricas em seu entorno durante um dia e confeccionem um relatório sobre suas observações para o dia seguinte. A exposição em sala de aula vai ser interessante!

T.E.I.A realizou uma atividade voltada para esta temática com os alunos do 5º ano da Escola Tomás Antônio Gonzaga em 2007, e observamos o envolvimento crescente que a atividade gerou nas turmas. No inicio da aula, os alunos não faziam muita conexão entre o tema tratado e as formas encontradas na natureza. No entanto, logo depois de uma pequena introdução exemplificando algumas formas, a participação das crianças se tornou mais evidente. A simetria foi um tema novo para as crianças, pois ao se perguntar se alguém conhecia o termo, nenhum aluno se manifestou. A aula permitiu aos alunos, perceber que há sim aplicação prática para o tema tratado, pois alguns achavam que a matemática era puramente para se fazer contas, sem aplicação visível. Tão logo começamos a expor os conteúdos preparados os alunos começaram a acrescentar exemplos e a observar as plantas e animais do entorno, comparando-os em relaçao as formas geométricas.

Neste links tem mais coisas sobre o assunto, para quem gostou da idéia e quer colocar em prática:
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/geometria.htm
http://www.revista-temas.com/contacto/NewFiles/Contacto5.html
http://wapedia.mobi/pt/Simetria
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/ame/ametxt1.htm

O Projeto TE.I.A dispõe da aula em CD ou DVD para ser emprestada aos professores como recurso multimídia. Para solicitá-la entre em contato!!Teremos prazer em compartilhar!!

"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês