BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Calcule as emissões de seu carro

Segundo matéria publicada em agosto de 2007 no DiárioNet, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) criou um cálculo simples, mas ótimo para ser utilizado por professores de matemática e ciências para saber o quanto cada veículo emite de CO2 na atmosfera por quilômetro rodado.

O cálculo não leva em consideração o tamanho do veículo e a potência de motor, e considera exclusivamente o tipo de combustível utilizado, porém ajuda a entender um pouco a responsabilidade de cada um no aquecimento global.
De acordo com o estudo, os veículos movidos a gasolina com adição de 22% de etanol (era assim até 30 de junho de 2007, quando passou a 25% a partir de 1º de julho) emite 217 gramas de CO2 por quilômetro rodado. Se o carro for movido exclusivamente a álcool hidratado, os níveis de poluição têm uma sensível queda, de 175 gramas de CO2 por quilômetro, ou seja, 20% menos agressivo ao meio ambiente. Já um veículo pesado movido a diesel emite 770 gramas de CO2 por quilômetro rodado ou 3,14 quilos do gás a cada quilo de diesel consumido.
As emissões causadas por veículos carregam substâncias tóxicas que podem levar à problemas de saúde além de agravar o aquecimento global.

Fonte: http://invertia.terra.com.br/carbono/interna/0,,OI1833407-EI8933,00.html
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês