
A fabricação desta tinta, além de melhorar a percepção ambiental das crianças ainda é uma opção sustentável!!
Encontrei esta dica no site "Ciência à mão" da USP. Lá eles disponibilizam um plano de aula sobre o assunto além de um arquivo em pdf dando várias dicas sobre como trabalhar o tema "solos" com crianças!
O tema pode ser tratado por professores de Ciências, Geografia e Educação Artística de forma interdisciplinar!
Vale a pena conferir!!
Segue a receita da Tinta:
Material
* Papel para desenhar (Se possível de cores diferentes)
* Pincel
* Amostras de solo
* Recipiente para a fabricação das tintas(Uma sugestão são potinhos de iogurte vazios).
Colocando a mão na massa
Conseguir as tintas de solo é bastante fácil! Coloque uma colher bem cheia de cada uma das amostras de solo em copinhos e depois acrescente água.
Mas atenção se queremos comparar as tintas conseguidas a partir de cada amostra, é preciso que a quantidade de solo e de água colocadas seja a mesma em todos os casos. Por isso preste atenção ao que está misturando e mantenha o controle.
Uma sugestão pode ser misturar a mesma quantidade de solo e de água na primeira amostra. Caso não seja suficiente, coloque mais uma colher de água até que o solo se misture completamente formando uma calda. Nas amostras seguintes coloque a mesma quantidade de água utilizada para a primeira.
Agora chegou a hora de ver a cor de cada amostra! Use o pincel para pintar na folhinha de informações da amostra de solo, de que cor é a tinta que aquela amostra produz. Esta é mais uma informação sobre ela.
Peça também às crianças que pintem uma folha inteira com todo o cuidado, usando a tinta produzida a partir de cada uma das amostras, para que os colegas possam observar a cor obtida. Como a base usada é água, o papel fica bastante úmido e frágil, exigindo algum cuidado no manuseio.

Sugestões
Em casa, as crianças podem utilizar sucos como de beterraba, repolho roxo, sementes, folhas amassadas e outras substâncias simples para conseguir outras cores de tintas. Podem inclusive misturá-las a amostras de solo para melhorar a consistência. Caso o façam, podem trazer os desenhos para mostrar aos colegas; certamente descobrirão novas informações sobre novos produtos.
Uma outra opção para explorar-se as possibilidades do solo pode ser colorir um desenho usando o solo ainda seco. Para isso, as crianças devem preencher com cola os lugares onde desejam que o solo se fixe e polvilhar um pouco dele por cima. O efeito pode ser bem interessante.
Para ler mais sobre assunto, clique AQUI!
Para download do material clique AQUI!