BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Animais com folhas

Olá amigos!!

Uma atividade interessante para professores de matemática, ciências e educação artística trabalharem questões ambientais é a representação de animais utilizando folhas!

O legal desta atividade é que além de melhorar a percepção ambiental das crianças fazendo com que elas se atentem para a diversidade de plantas e animais resistentes, ela pode também envolver o tema formas geométricas que pode ser trabalhado pelo professor de matemática. Além disso, trabalha a cordenação motora e a criatividade dos alunos, o que pode ser abordado pelo professor de educação artística.

Então vamos à atividade:
Materiais:
-Folhas de várias espécies (formas e tamanhos diferentes)
-Folha de ofício (utilize o verso de folhas já usadas anteriormente),
-Papel contact,
-Durex.

Como fazer:
A. Colete folhas de diferentes espécies.

B. Escolha um tema e use sua criatividade.Você pode usar as folhas inteiras aproveitando o seu formato, ou se preferir pode cortá - las, formando assim, o animal que deseja.

C. Para conservar as folhas coloque o desenho depois de pronto no meio de duas folhas de jornal para secar e coloque no meio de um livro grosso (isso fará com que as folhas sequem), deixe por uma semana aproximadamente. Depois de secas plastifique-as.

Olhem como fica interessante:


Fonte: http://www.satc.edu.br/satc/fotos/2008/1010/materiais_reciclaveis.pdf
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês