BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Proporção e Simetria na natureza

Oi pessoal!

Esta dica vai principalmente para os professores de matemática, mas conforme veremos extrapola para conhecimentos de biologia, química, geologia, e porque não filosofia, história, educação artística...

Que tal estimular o reconhecimento do entorno, identificando formas geométricas na natureza?

A natureza nos surpreende com uma variedade espetacular de fenômenos de rara beleza. O conceito de beleza aparece naturalmente vinculado à proporção de equilíbrio e simetria. Observando atentamente, começamos a colecionar uma porção de padrões (ou formas) que se repetem em nosso meio, como:

A esfera (forma do planeta Terra e olhos da maioria dos animais), a pirâmide ( Vúlcão, montanhas), o hexágono (permite aproveitar o máximo de espaço disponível - favos de mel das cooperativas abelhas), o espiral ( na molécula de DNA, no desenho da concha de um caracol), o cubo ( da pirita ou sulfureto de sódio)

A idéia de simetria também é abundante no mundo natural, sendo conceituada como a divisão imaginária de corpos em metades opostas. Por exemplo:

-Simetria bilateral: quando há apenas um plano que divida em corpo em partes iguais( os seres humanos, borboletas, coruja, orquídea)

-Simetria radial: quando planos longitudinais, que passem pelo centro do corpo, o dividem em partes iguais(dente-de-leão, margarida, ouriço ou estrela do mar)

-Assimétrico: não apresentam um plano de simetria, não apresentam divisão que expresse duas metades iguais ( a maioria dos poríferos, como a esponja do mar)

Isto não passou desapercebido aos olhos dos filósofos e matemáticos da Antiguidade, que começaram a buscar as explicações para os fenômenos ocorridos na natureza. Platão chegou a dizer "Por toda a parte existe a Geometria". Pitágoras fundou a “Escola Pitagórica”, que tinha como lema: “O número é tudo”. Depois, com os avanços da ciência, Galileu Galilei também declarou "A matemática é o alfabeto com o qual Deus fez o mundo".

Os homens utilizaram e ainda utilizam o conhecimentos sobre as formas geométricas na natureza para criarem muitas invenções de utilidade, um exemplo clássico é a roda, fundamental para o funcionamento da maioria das engrenagens.

Na arte, também imitamos a natureza. Sob o viés da estética temos a oportunidade de descortinar grandes encontros entre a arte e a matemática. Como exemplo, vejam esta foto que tirei de um adorno em cantaria no Chafariz da Glória em Ouro Preto, imitando uma concha. Por sinal, a planta que aparece sobre o monumento se chama Pteris vittata, e suas frondes tem simetria bilateral!

O professor que deseja despertar em seus alunos a sensibilidade para com o meio ambiente pode chamar a atenção para essas belezas e conexões durante a explicação em suas aulas! Não é necessário se aprofundar em muito nos tópicos nem em todos, dependendo do seu objetivo e do interesse dos alunos, experimente utilizar informações chave para incrementar o interesse deles

Sugestão: Após uma explanação inicial em sala de aula, peça aos seus alunos que observem e anotem as formas geométricas em seu entorno durante um dia e confeccionem um relatório sobre suas observações para o dia seguinte. A exposição em sala de aula vai ser interessante!

T.E.I.A realizou uma atividade voltada para esta temática com os alunos do 5º ano da Escola Tomás Antônio Gonzaga em 2007, e observamos o envolvimento crescente que a atividade gerou nas turmas. No inicio da aula, os alunos não faziam muita conexão entre o tema tratado e as formas encontradas na natureza. No entanto, logo depois de uma pequena introdução exemplificando algumas formas, a participação das crianças se tornou mais evidente. A simetria foi um tema novo para as crianças, pois ao se perguntar se alguém conhecia o termo, nenhum aluno se manifestou. A aula permitiu aos alunos, perceber que há sim aplicação prática para o tema tratado, pois alguns achavam que a matemática era puramente para se fazer contas, sem aplicação visível. Tão logo começamos a expor os conteúdos preparados os alunos começaram a acrescentar exemplos e a observar as plantas e animais do entorno, comparando-os em relaçao as formas geométricas.

Neste links tem mais coisas sobre o assunto, para quem gostou da idéia e quer colocar em prática:
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/geometria.htm
http://www.revista-temas.com/contacto/NewFiles/Contacto5.html
http://wapedia.mobi/pt/Simetria
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/ame/ametxt1.htm

O Projeto TE.I.A dispõe da aula em CD ou DVD para ser emprestada aos professores como recurso multimídia. Para solicitá-la entre em contato!!Teremos prazer em compartilhar!!

Um comentário:

"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês