BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Projeto T.E.I.A participa de curso de capacitação no Instituto Federal Minas Gerais

O Projeto Tecendo com a Escola a Integração Ambiental ( T.E.I.A ), participou no dia 18/ 08/ 2010 do curso de capacitação que visa a formação de Educadores Ambientais. O evento é uma iniciativa do Instituto Federal de Minas Gerais- Ouro Preto/ MG ( IFMG ), e faz parte do projeto, “Curso de Extensão em Educação Ambiental”. A qualificação é voltada para professores de vários níveis e instituições de ensino do município de Ouro Preto, e alunos do IFMG.


Durante o evento, que se iniciou em agosto e finalizará em novembro, serão ministradas aulas expositivas, dinâmicas e visitas técnicas. Os participantes terão que desenvolver um projeto prático em Educação Ambiental ( EA ), que inclui a elaboração de um plano de aula com atividades voltadas para a EA dentro da disciplina que lecionam, que serão apresentados ao fim do curso de qualificação.

No dia destinado ao T.E.I.A, primeiramente foi apresentado o Projeto T.E.I.A aos presentes e, posteriormente, foi realizada uma dinâmica. Essa consistia em dividir a sala em grupos, e distribuir para cada grupo reportagens e outros textos que alarmavam sobre alguma situação presente no cotidiano, e que contribui para o agravamento da crise ambiental. Assim, ao final da dinâmica, cada grupo deveria apontar alternativas para solucionar ou amenizar tal questão ( lixo eletrônico, utilização de sacolas plásticas, desperdício de alimentos e utilização das histórias em quadrinhos como uma ferramenta para sensibilizar alunos quanto as questões ambientais) e demonstrar como este assunto pode ser tratado em sala de aula. Durante as discussões, foram apontados vários temas importantes e interessantes como o “ descarte de pessoas ”. Essa expressão se refere a relação existente entre as pessoas que compõem a sociedade atual, que não se esforçam em se conhecer e defender o elo que conseguiram formar e por isso, são facilmente desfeitos.

Nesse dia também estava presente o autor do projeto “ Curso de Extensão em Educação Ambiental ”, e colaborador do T.E.I.A , o Professor Júlio Cesar Rodrigues Fontenelle.

(Texto escrito por Livia Rocha, integrante do TEIA)
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês