Eu sei que o blog é um local para inspirar a educação ambiental no ensino formal, dentro de sala de aula, mas acho que a escola deve não apenas falar do assunto, mas dar o exemplo e ensinar aos alunos, na prática, maneiras de como preservar o meio ambiente.
Pensando nisso, criei esse novo marcador no blog: ESCOLA SUSTENTÁVEL
A intenção é dar dicas de como tornar a escola um ambiente ecológicamente correto.
Vamos então ao nosso primeiro tema: a coleta seletiva!

Escolhi este tema pois a reciclagem de materiais é a melhor técnica para o tratamento do lixo, em relação ao meio ambiente. Isto porque ela reduz a quantidade de lixo que chegará aos lixões e diminui a necessidade de extração de matéria prima da natureza.
Além disso é fonte de renda pra muitas pessoas. Estudos indicam que, na cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente dez mil pessoas vivam exclusivamente do lixo.
Implantar a coleta seletiva na escola pode não ser uma tarefa fácil pois é difícil conscientizar toda a comunidade escolar. Segundo Mariza Magalhães, "o que dificulta a implantação da coleta seletiva vem a ser a falta de apoio das autoridades escolares, o preconceito em lidar com o “material sujo” e o comodismo gerado pelo pensamento de que o compromisso com o lixo acaba quando ele é colocado fora do portão de casa."
Alguns passos são importantes para a implementação da coleta seletiva na escola,:
-Sensibiliazar toda a escola através da leitura de artigos e a promoção de debates sobre lixo, testes como "pegada ecológica", palestras e depoimentos de membros cooperativas de catadores, entre outros. (Lembrando que esta conscientização pode incluir projetos interdisciplinares!!)
-Eleger um funcionário que se responsabilize de forma espontânea pela coleta.
-Providenciar um local adequado, dentro do espaço escolar, para o depósito dos materiais coletados.
-Contatar as cooperativas ou catadores da região que irão, em datas previamente marcadas, recolher o material a ser reciclado, já identificado, em tambores grandes, devidamente vedados.
Para ter acesso a um material completo sobre como implementar a coleta seletiva em sua escola, clique AQUI!
Para conhecer uma experiência, clique AQUI!
Se você passou por alguma experiência no assunto em sua escola, comente!!!
FONTE: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=58075