BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Coleta seletiva na Escola

Olá amigos leitores!!!

Eu sei que o blog é um local para inspirar a educação ambiental no ensino formal, dentro de sala de aula, mas acho que a escola deve não apenas falar do assunto, mas dar o exemplo e ensinar aos alunos, na prática, maneiras de como preservar o meio ambiente.

Pensando nisso, criei esse novo marcador no blog: ESCOLA SUSTENTÁVEL

A intenção é dar dicas de como tornar a escola um ambiente ecológicamente correto.

Vamos então ao nosso primeiro tema: a coleta seletiva!




Escolhi este tema pois a reciclagem de materiais é a melhor técnica para o tratamento do lixo, em relação ao meio ambiente. Isto porque ela reduz a quantidade de lixo que chegará aos lixões e diminui a necessidade de extração de matéria prima da natureza.

Além disso é fonte de renda pra muitas pessoas. Estudos indicam que, na cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente dez mil pessoas vivam exclusivamente do lixo.

Implantar a coleta seletiva na escola pode não ser uma tarefa fácil pois é difícil conscientizar toda a comunidade escolar. Segundo Mariza Magalhães, "o que dificulta a implantação da coleta seletiva vem a ser a falta de apoio das autoridades escolares, o preconceito em lidar com o “material sujo” e o comodismo gerado pelo pensamento de que o compromisso com o lixo acaba quando ele é colocado fora do portão de casa."

Alguns passos são importantes para a implementação da coleta seletiva na escola,:

-Sensibiliazar toda a escola através da leitura de artigos e a promoção de debates sobre lixo, testes como "pegada ecológica", palestras e depoimentos de membros cooperativas de catadores, entre outros. (Lembrando que esta conscientização pode incluir projetos interdisciplinares!!)

-Eleger um funcionário que se responsabilize de forma espontânea pela coleta.

-Providenciar um local adequado, dentro do espaço escolar, para o depósito dos materiais coletados.

-Contatar as cooperativas ou catadores da região que irão, em datas previamente marcadas, recolher o material a ser reciclado, já identificado, em tambores grandes, devidamente vedados.

Para ter acesso a um material completo sobre como implementar a coleta seletiva em sua escola, clique AQUI!

Para conhecer uma experiência, clique AQUI!

Se você passou por alguma experiência no assunto em sua escola, comente!!!

FONTE: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=58075
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês