BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Medidas do governo podem agravar o aquecimento global

Oi pessoal!!

Nota publicada pelo site O Eco em 06/05/2009 alerta sobre a possibilidade de ocorrência de um problema ambiental causado pelo governo com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a aquisição de geladeiras e fogões.

Em fevereiro, o governo anunciou que financiará a troca anual de 150 mil geladeiras velhas, que utilizam gás CFC, que destrói a Camada de Ozônio. O plano é utilizar 0,5% do arrecadado nas contas de energia, o que dá em média R$ 250 milhões, para tirar de circulação geladeiras antigas, trocando-as por novas, mais econômicas e menos poluentes.

Porém, ao adquirir produtos novos, o consumidor precisa se livrar dos velhos. Equipamentos como geladeiras, fogões e máquinas de lavar não devem ser descartados em lixo comum por conter poluentes nocivos ao solo, à agua e até à Camada de Ozônio. Outro problema são as enchentes causadas quando estes equipamentso são descartados em rios e córregos.

Segundo nota do Ministério do meio Ambiente, a "discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos pelo Congresso Nacional, que regulamenta o descarte de resíduos especiais coincide com a decisão do Governo Federal de baixar a alíquota do IPI) sobre os chamados produtos da linha branca (...) e da abertura de linha de crédito do Banco do Brasil, para incentivar sua aquisição".

O ideal seria a elaboração de um plano de desmanche e reúso de componentes de produtos usados para reduzir a geração de resíduos sólidos. Para evitar a eliminação de gases tóxicos, o governo afirma já ter comprado equipamentos e treinado pessoas para realizar captura e dar destino adequado a esse material.

O que você acha dessa medida do governo?

Leia mais AQUI!


Fonte: O Eco
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês