BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

A educação Ambiental e a Matemática


Olá!!!

Se você é professor de matemática e não tem idéia de como trabalhar a Educação Ambiental dentro do conteúdo regular de sua disciplina, aí vão dicas valiosas!!!!

Uma delas é trabalhar com análise e construção de gráficos (barras, pizza, colunas, linhas, etc) e com porcentagem, utilizando dados sobre temas como aquecimento global (temperatura média dos lugares, quantidade de produção de lixo nas grandes cidades e de reciclagem (entra estudo de unidades de medida), índice de matas nativas no planeta - antes e agora. Regra de três para fazer estimativas, etc.

Se a escola não tem recursos, você pode levar material para os alunos pesquisarem em grupo textos, tabelas, gráficos diversos...

Pode tbm elaborar uma entrevista para saber o q as pessoas pensam sobre o aquecimento, e tabular os dados... Planeje com os outros professores da sua área...
A educação Ambiental é muito mais eficaz se feita de forma interdisciplinar!!!

E boa sorte!
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês