BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Festa junina sustentável

Olá Pessoal!!!

O mês de Junho chegou e este mês lembra Festa Junina!!!!

Que tal preparar uma Festa Junina sustentável na sua escola?


É bem fácil! São necessárias apenas pequenas adaptações que vão tornar a sua festa além de divertida, ambientalmente correta!

Vamos às dicas:

-Na montagem das barracas, nada de usar madeira nova. O ideal é reutilizar madeira disponível ou então usar as aglomeradas, que são prensadas a partir de sobra de material;

-Ao invés de uma fogueira de verdade que, além de aumentar o risco de incêncêndio libera muito C02, que tal fazer uma fogueira de jornal? Simulando a madeira vc pode enrolar folhas de jornal pintadas de marrom. Para fazer a chama pode-se improvisar com jornais também pintados, desta vez de vermelho e alaranjado;

-Nem pense em soltar balões. Eles são perigosos por serem muitas vezes responsáveis por causar incêndios.

-A pescaria pode ser feita em um tanque cheio de água de reuso e, além dos peixes pode-se incluir resíduos como garrafas e latas. Neste jogo o objetivo é justamente tirar estes objetos que estariam poluindo a lagoa.

-A famosa brincadeira de jogar argola, também pode ser um bom exemplo de reutilização de materiais. O pino no chão pode ser substituído por uma garrafa PET cheia de água ou areia.

-No lugar dos alvos das barracas de tiro ao alvo podem ser colocados símbolos dos vilões do meio ambiente, como a fumaça dos escapamentos, as queimadas de florestas, os agrotóxicos e outros.

-As bandeirinhas e demais enfeites para a festa podem ser confeccionados com papel reciclado ou reaproveitado.

-O correio elegante pode vir com uma mensagem ambiental como de consumo consciente, por exemplo. Caso a declaração de amor não surta efeito, pelo menos terá transmitido uma mensagem positiva. ;)

-Pra terminar, mande para a cadeia os consumidores menos conscientes que joguem lixo no chão ou não separem os materiais recicláveis. Afinal, um tempinho preso pode servir para uma boa reflexão sobre os seus atos, não é mesmo?

Compartilhem conosco suas experiências e idéias!!!

Bom trabalho!

Fonte:http://www.akatu.org.br/boletim/copy9_of_newsletter_akatu/newsletter.2007-09-17.1198026354/?searchterm=arrai%C3%A1*
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês