BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Escola sustentável - Projeto Habitats

Oi pessoal!

O Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) tem um site muito bacana chamado "Habitats - Sua Escola Sustentável".

No site você encontra informações e sugestões para tornar sua escola uma escola sustentável. Além disso, o IPEC tem também um programa de treinamento para professores e oferece consultorias nas escolas.

Segue abaixo um trecho de um texto de apresentação encontrado no site:

"Se tornar uma escola sustentável é uma questão de postura. A escola-sustentável propõe uma educação básica que inclua o ensino de valores, a promoção do cuidado com o planeta, o cuidado com as pessoas e a partilha justa de recursos. Ela busca ensinar as crianças a viverem dentro de uma lógica que prioriza a produção e diminuí o consumo. A escola que cria espaços verdes, habitats e controle de recursos como água e luz para que os alunos aprendam isso na prática é uma escola sustentável!"

"A primeira coisa necessária para implementar a Educação Ambiental nas escolas é que os professores entendam a necessidade de trabalhar de uma forma holística. É preciso misturar os conhecimentos, fazer com que as matérias interajam e realizar atividades práticas. As atividades garantem o ensino de diversas disciplinas ao mesmo tempo e também a concretização do aprendizado por parte dos estudantes. Não há nada como ver o que produzimos!"

Para visitar o site do IPEC, clique AQUI!
Para visitar o site do programa Habitats, clique AQUI!


Habitats - Escola Dom Bosco from Ecocentro IPEC on Vimeo.

"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês