BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Escola sustentável - Projeto Habitats

Oi pessoal!

O Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) tem um site muito bacana chamado "Habitats - Sua Escola Sustentável".

No site você encontra informações e sugestões para tornar sua escola uma escola sustentável. Além disso, o IPEC tem também um programa de treinamento para professores e oferece consultorias nas escolas.

Segue abaixo um trecho de um texto de apresentação encontrado no site:

"Se tornar uma escola sustentável é uma questão de postura. A escola-sustentável propõe uma educação básica que inclua o ensino de valores, a promoção do cuidado com o planeta, o cuidado com as pessoas e a partilha justa de recursos. Ela busca ensinar as crianças a viverem dentro de uma lógica que prioriza a produção e diminuí o consumo. A escola que cria espaços verdes, habitats e controle de recursos como água e luz para que os alunos aprendam isso na prática é uma escola sustentável!"

"A primeira coisa necessária para implementar a Educação Ambiental nas escolas é que os professores entendam a necessidade de trabalhar de uma forma holística. É preciso misturar os conhecimentos, fazer com que as matérias interajam e realizar atividades práticas. As atividades garantem o ensino de diversas disciplinas ao mesmo tempo e também a concretização do aprendizado por parte dos estudantes. Não há nada como ver o que produzimos!"

Para visitar o site do IPEC, clique AQUI!
Para visitar o site do programa Habitats, clique AQUI!


Habitats - Escola Dom Bosco from Ecocentro IPEC on Vimeo.

O aluno amigo do meio ambiente


Caros professores!

Para ter uma escola sustentável, é importante incentivar nos alunos atitudes sustentáveis como estudantes.

Vão aí vão algumas dicas:i

- Gastar os lápis até ao fim, enquanto der para escrever com facilidade, ou utilizar uma lapiseira durável, de qualidade.

- Comprar cadernos de papel reciclado.

- Escrever sempre dos dois lados do papel. Na parte de trás do papel já usado (fotocópias, por exemplo) o aluno pode fazer rascunhos ou desenhos.

- Em vez de jogar o papel velho logo no lixo comum, guardar em local separado para encaminhar à cooperativas de catadores.

- Levar o lanche para a escola dentro de potes de plástico ao invés de embrulhar em papel alumínio ou sacos de plástico.

- Apagar as luzes da sala quando a turma se ausenta.

- No banheiro, não deixar a torneira aberta sem necessidade. Se perceber um vazamento ou uma torneira pingando, avisar a direção da escola.

- Lutar para que as bebidas e os alimentos sejam servidos em pratos e copos duráveis. Com o uso dos descartáveis, a quantidade de lixo gerada é enorme!

Se você tem outra dica, comente! Sua sugestão é muito bem-vinda!

Bom trabalho!!!

Animais com folhas

Olá amigos!!

Uma atividade interessante para professores de matemática, ciências e educação artística trabalharem questões ambientais é a representação de animais utilizando folhas!

O legal desta atividade é que além de melhorar a percepção ambiental das crianças fazendo com que elas se atentem para a diversidade de plantas e animais resistentes, ela pode também envolver o tema formas geométricas que pode ser trabalhado pelo professor de matemática. Além disso, trabalha a cordenação motora e a criatividade dos alunos, o que pode ser abordado pelo professor de educação artística.

Então vamos à atividade:
Materiais:
-Folhas de várias espécies (formas e tamanhos diferentes)
-Folha de ofício (utilize o verso de folhas já usadas anteriormente),
-Papel contact,
-Durex.

Como fazer:
A. Colete folhas de diferentes espécies.

B. Escolha um tema e use sua criatividade.Você pode usar as folhas inteiras aproveitando o seu formato, ou se preferir pode cortá - las, formando assim, o animal que deseja.

C. Para conservar as folhas coloque o desenho depois de pronto no meio de duas folhas de jornal para secar e coloque no meio de um livro grosso (isso fará com que as folhas sequem), deixe por uma semana aproximadamente. Depois de secas plastifique-as.

Olhem como fica interessante:


Fonte: http://www.satc.edu.br/satc/fotos/2008/1010/materiais_reciclaveis.pdf

Peteca de material reaproveitado

Olá amigos leitores!!!

Uma boa dica pra professores de educação física e de educação artística trabalharem juntos a educação ambiental é pedir para que os alunos façam a peteca reaproveitada!


Material:

-Uma folha de jornal
-Pedaço de barbante ou fita Adesiva

Modo de Fazer
-Amassar meia folha de jornal, fazendo uma bola achatada.
-Colocar a bola no centro da outra metade da folha e envolvê-la, deixando as pontas soltas.
-Torcer a folha na altura da bola e amarrar um barbante ou colocar um durex
-Pintar com cores alegres com tinta guache, ou tinta para artesanato

Ao trabalhar com materiais reaproveitados, é importante discutir com os alunos a necessidade de se reaproveitar os materiais para se preservar o meio ambiente.

Para se informar sobre os 3 Rs e levantar questões de debate sobre o reaproveitamento de materiais, clique AQUI!

Fonte: http://reinaldo.pro.br

História - Pau-brasil

Olá amigos!!

Uma boa maneira de se informar mais sobre a trajetória do primeiro ciclo econômico colonial no brasil, é lendo o livro "Pau-brasil", organizado pelo historiador Eduardo Bueno.


Leia abaixo um trecho de uma matéria publicada sobre o livro na revista Ciência Hoje On-line:

"Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, segundo os registros históricos, não identificaram nenhuma riqueza no país. No entanto, apenas dois anos depois já havia um monopólio para exploração do 'pau-de-tinta'. Para Fernando Fernandes, pesquisador do pau-brasil, esse fato reforça a teoria de um 'pré-descobrimento' do Brasil. Seus argumentos são simples: em meio à imensa diversidade da Mata Atlântica seria muito difícil identificar em tão curto espaço de tempo uma espécie com propriedades tintoriais como as do pau-brasil. O fato de nenhum dos portugueses conhecer a planta torna ainda mais improvável essa rápida identificação."

Para ler a matéria na íntegra, clique AQUI!

Para comprar o Livro, clique AQUI!

Coleta seletiva na Escola

Olá amigos leitores!!!

Eu sei que o blog é um local para inspirar a educação ambiental no ensino formal, dentro de sala de aula, mas acho que a escola deve não apenas falar do assunto, mas dar o exemplo e ensinar aos alunos, na prática, maneiras de como preservar o meio ambiente.

Pensando nisso, criei esse novo marcador no blog: ESCOLA SUSTENTÁVEL

A intenção é dar dicas de como tornar a escola um ambiente ecológicamente correto.

Vamos então ao nosso primeiro tema: a coleta seletiva!




Escolhi este tema pois a reciclagem de materiais é a melhor técnica para o tratamento do lixo, em relação ao meio ambiente. Isto porque ela reduz a quantidade de lixo que chegará aos lixões e diminui a necessidade de extração de matéria prima da natureza.

Além disso é fonte de renda pra muitas pessoas. Estudos indicam que, na cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente dez mil pessoas vivam exclusivamente do lixo.

Implantar a coleta seletiva na escola pode não ser uma tarefa fácil pois é difícil conscientizar toda a comunidade escolar. Segundo Mariza Magalhães, "o que dificulta a implantação da coleta seletiva vem a ser a falta de apoio das autoridades escolares, o preconceito em lidar com o “material sujo” e o comodismo gerado pelo pensamento de que o compromisso com o lixo acaba quando ele é colocado fora do portão de casa."

Alguns passos são importantes para a implementação da coleta seletiva na escola,:

-Sensibiliazar toda a escola através da leitura de artigos e a promoção de debates sobre lixo, testes como "pegada ecológica", palestras e depoimentos de membros cooperativas de catadores, entre outros. (Lembrando que esta conscientização pode incluir projetos interdisciplinares!!)

-Eleger um funcionário que se responsabilize de forma espontânea pela coleta.

-Providenciar um local adequado, dentro do espaço escolar, para o depósito dos materiais coletados.

-Contatar as cooperativas ou catadores da região que irão, em datas previamente marcadas, recolher o material a ser reciclado, já identificado, em tambores grandes, devidamente vedados.

Para ter acesso a um material completo sobre como implementar a coleta seletiva em sua escola, clique AQUI!

Para conhecer uma experiência, clique AQUI!

Se você passou por alguma experiência no assunto em sua escola, comente!!!

FONTE: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=58075
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês