BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Dinâmicas Ambientais

O projeto Guardiões da Natureza apresenta em seu site uma série de dinâmicas bem interessantes para se trabalhar a educação ambiental!

Segue abaixo uma das dinâmicas apresentadas no site:



Água é vida!

Objetivos específicos da atividade:
Trabalhar com a sensibilização visual dos participantes;
Informar sobre as quantidades aproximadas de água doce, salgada e potável no Planeta Terra;
Refletir a respeito de nossa conduta enquanto consumidores da água;
Esclarecer que as PCHs não consumirão água , nem tampouco comprometerão sua qualidade, para a geração de energia;
Trabalhar com o grande grupo de participantes.

Material necessário:
1 garrafa plástica de 2 litros cheia de água com tampa, 1 copo de 200 ml e 1 copo de 50 ml.
Espaço necessário: o suficiente para que todos os participantes possam visualizar a experiência.

Desenvolvimento:
O(A) professor(a) fará a introdução da atividade supondo conseguir colocar toda a água da Terra dentro da garrafa plástica de 2 litros. Após, buscarão interagir com o público fazendo uma série de perguntas como: “Que tipo de água é essa que está na garrafa?”, “Quais são os locais onde existe água?”, “Será que temos toda esta água para consumir?”, entre outras.

Em seguida, colocarão aproximadamente 200 ml de água em um copo e explicarão que ali está toda a água doce do Planeta. Desses, 50 ml serão transferidos para um segundo copo, que representará a água doce de “fácil acesso”, que seriam as de rios, lagos, represas e poços artesianos. Finalmente, será retirado o suficiente para encher a tampa da garrafa plástica e essa será a quantidade aproximada de água potável disponível para consumo humano.

A atividade será conduzida de forma bastante similar com alunos e educadores, sendo que a única diferença será que no caso dos educadores enfocaremos a aplicação dessa dinâmica em sala de aula.

Finalização:
A atividade termina quando a experiência tiver sido concluída. É importante que momentos de interação e esclarecimentos do público tenham ocorrido ao longo de seu desenvolvimento.

Para mais dinâmicas, clique AQUI!

10 comentários:

"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês