BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Blog ensina a fazer brinquedos de material reaproveitado!

O Blog do Muriquinhos da exelente dicas de como produzir brinquedos e jogos reaproveitando materiais!
Muitos dos jogos propostos pelo blog podem ser utilizadas pelo professor de Educação Física ou Educação Artística para tornar sua aula mais divertida e educativa!

As dicas, além de ecológicas por reaproveitarem materiais, estimulam a criatividade das crianças e ainda valorizam nosso patrimônio cultural resgatando brincadeiras antigas!

Vai aí uma das dicas, é o Puxa-puxa!

Este brinquedo é uma adaptação de um brinquedo de madeira que ficava pendurado em um prego com duas cordinhas porém, este é feito com papelão reaproveitado!

A característica mais surpreendente do Puxa-puxa é que ele funciona ao contrário do brinquedo encontrado nas lojas. Nele, ao invés da peça se afastar de quem puxa o cordão, ela se aproxima!

Outra dica é utilizar o Puxa-puxa como mensageiro escrevendo mensagens e enviando-as de maneira divertida aos colegas!

Aí vai o passo a passo para a construção do brinquedo:

(Clique na Imagem para amplia-la)

Espero que tenham gostado da dica!

Lembrem-se de enfatizar com os alunos a importância para o meio ambiente de se reaproveitar os materias!

Bom trabalho e divirtam-se!!

Para acessar o Blog do Muriquinhos clique AQUI!

6 comentários:

  1. Acabamos de ensinar a fazer esse brinquedo em uma oficina no Colégio Maria Imaculada, em São Paulo. Os alunos adoraram e apareceu um puxa-puxa mais bonito do que o outro!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua contribuição, Priscila!

    ResponderExcluir
  3. também da para fazer esse brinquedo com garrafas pet. è só cortar dois bicos e colar um no outro com fita adesiva, formando umbojo com cada bico vltado para um lado. Daí é só passar o barbante e brincar!!

    Na minha cdade a gente chamava de Vai-Vem!

    ResponderExcluir
  4. Amanda, o puxa-puxa funciona diferente do vai e vem. O vai e vem é mais rápido e faz um som quando se movimenta. O puxa-puxa caminha mais lentamente (dependendo de quem está puxando). Ele exercita um outro tipo de movimento. Mas o vai e vem também é uma diversão só...

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é Ivete, e gostei mto desse brinquedo, vou fazer com os meus alunos, eles vão gostar!!!. Estou desenvolvendo um projeto sobre a interação das brincadeiras com o meio ambiente, e gostaria de umas dicas ou informaçoes sobre a relaçao do reaproveitamento de materiais recicláveis com os jogos e brincadeiras infantis. Conto com vocês!!! meu blog é www.amigosvamosbrincar.blogspot.com. Agradeço desde já!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi!Meu nome é Hellena Crespo Tessmer tenho 9 anos e estou escrevendo este comentario por que eu acho,que isto que vocês colocaram é legal para quem precisa fazer trabalhos,e muitas outras coisas e eu espero que vocês continuem botando coisas novas de hoje dia 04/11/2010 para sempre.
    Que tudo que agente presisar é ver aqui que sempre estara aqui neste site.
    Bjs

    ResponderExcluir

"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês