Olá amigos leitores!!!
Uma boa dica pra professores de educação física e de educação artística trabalharem juntos a educação ambiental é pedir para que os alunos façam a peteca reaproveitada!
Material:
-Uma folha de jornal
-Pedaço de barbante ou fita Adesiva
Modo de Fazer
-Amassar meia folha de jornal, fazendo uma bola achatada.
-Colocar a bola no centro da outra metade da folha e envolvê-la, deixando as pontas soltas.
-Torcer a folha na altura da bola e amarrar um barbante ou colocar um durex
-Pintar com cores alegres com tinta guache, ou tinta para artesanato
Ao trabalhar com materiais reaproveitados, é importante discutir com os alunos a necessidade de se reaproveitar os materiais para se preservar o meio ambiente.
Para se informar sobre os 3 Rs e levantar questões de debate sobre o reaproveitamento de materiais, clique AQUI!
Fonte: http://reinaldo.pro.br
BEM-VINDO!!
Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!
História - Pau-brasil
Olá amigos!!
Uma boa maneira de se informar mais sobre a trajetória do primeiro ciclo econômico colonial no brasil, é lendo o livro "Pau-brasil", organizado pelo historiador Eduardo Bueno.

Leia abaixo um trecho de uma matéria publicada sobre o livro na revista Ciência Hoje On-line:
"Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, segundo os registros históricos, não identificaram nenhuma riqueza no país. No entanto, apenas dois anos depois já havia um monopólio para exploração do 'pau-de-tinta'. Para Fernando Fernandes, pesquisador do pau-brasil, esse fato reforça a teoria de um 'pré-descobrimento' do Brasil. Seus argumentos são simples: em meio à imensa diversidade da Mata Atlântica seria muito difícil identificar em tão curto espaço de tempo uma espécie com propriedades tintoriais como as do pau-brasil. O fato de nenhum dos portugueses conhecer a planta torna ainda mais improvável essa rápida identificação."
Para ler a matéria na íntegra, clique AQUI!
Para comprar o Livro, clique AQUI!
Uma boa maneira de se informar mais sobre a trajetória do primeiro ciclo econômico colonial no brasil, é lendo o livro "Pau-brasil", organizado pelo historiador Eduardo Bueno.

Leia abaixo um trecho de uma matéria publicada sobre o livro na revista Ciência Hoje On-line:
"Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, segundo os registros históricos, não identificaram nenhuma riqueza no país. No entanto, apenas dois anos depois já havia um monopólio para exploração do 'pau-de-tinta'. Para Fernando Fernandes, pesquisador do pau-brasil, esse fato reforça a teoria de um 'pré-descobrimento' do Brasil. Seus argumentos são simples: em meio à imensa diversidade da Mata Atlântica seria muito difícil identificar em tão curto espaço de tempo uma espécie com propriedades tintoriais como as do pau-brasil. O fato de nenhum dos portugueses conhecer a planta torna ainda mais improvável essa rápida identificação."

Para ler a matéria na íntegra, clique AQUI!
Para comprar o Livro, clique AQUI!
Coleta seletiva na Escola
Olá amigos leitores!!!
Eu sei que o blog é um local para inspirar a educação ambiental no ensino formal, dentro de sala de aula, mas acho que a escola deve não apenas falar do assunto, mas dar o exemplo e ensinar aos alunos, na prática, maneiras de como preservar o meio ambiente.
Pensando nisso, criei esse novo marcador no blog: ESCOLA SUSTENTÁVEL
A intenção é dar dicas de como tornar a escola um ambiente ecológicamente correto.
Vamos então ao nosso primeiro tema: a coleta seletiva!

Escolhi este tema pois a reciclagem de materiais é a melhor técnica para o tratamento do lixo, em relação ao meio ambiente. Isto porque ela reduz a quantidade de lixo que chegará aos lixões e diminui a necessidade de extração de matéria prima da natureza.
Além disso é fonte de renda pra muitas pessoas. Estudos indicam que, na cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente dez mil pessoas vivam exclusivamente do lixo.
Implantar a coleta seletiva na escola pode não ser uma tarefa fácil pois é difícil conscientizar toda a comunidade escolar. Segundo Mariza Magalhães, "o que dificulta a implantação da coleta seletiva vem a ser a falta de apoio das autoridades escolares, o preconceito em lidar com o “material sujo” e o comodismo gerado pelo pensamento de que o compromisso com o lixo acaba quando ele é colocado fora do portão de casa."
Alguns passos são importantes para a implementação da coleta seletiva na escola,:
-Sensibiliazar toda a escola através da leitura de artigos e a promoção de debates sobre lixo, testes como "pegada ecológica", palestras e depoimentos de membros cooperativas de catadores, entre outros. (Lembrando que esta conscientização pode incluir projetos interdisciplinares!!)
-Eleger um funcionário que se responsabilize de forma espontânea pela coleta.
-Providenciar um local adequado, dentro do espaço escolar, para o depósito dos materiais coletados.
-Contatar as cooperativas ou catadores da região que irão, em datas previamente marcadas, recolher o material a ser reciclado, já identificado, em tambores grandes, devidamente vedados.
Para ter acesso a um material completo sobre como implementar a coleta seletiva em sua escola, clique AQUI!
Para conhecer uma experiência, clique AQUI!
Se você passou por alguma experiência no assunto em sua escola, comente!!!
FONTE: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=58075
Eu sei que o blog é um local para inspirar a educação ambiental no ensino formal, dentro de sala de aula, mas acho que a escola deve não apenas falar do assunto, mas dar o exemplo e ensinar aos alunos, na prática, maneiras de como preservar o meio ambiente.
Pensando nisso, criei esse novo marcador no blog: ESCOLA SUSTENTÁVEL
A intenção é dar dicas de como tornar a escola um ambiente ecológicamente correto.
Vamos então ao nosso primeiro tema: a coleta seletiva!

Escolhi este tema pois a reciclagem de materiais é a melhor técnica para o tratamento do lixo, em relação ao meio ambiente. Isto porque ela reduz a quantidade de lixo que chegará aos lixões e diminui a necessidade de extração de matéria prima da natureza.
Além disso é fonte de renda pra muitas pessoas. Estudos indicam que, na cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente dez mil pessoas vivam exclusivamente do lixo.
Implantar a coleta seletiva na escola pode não ser uma tarefa fácil pois é difícil conscientizar toda a comunidade escolar. Segundo Mariza Magalhães, "o que dificulta a implantação da coleta seletiva vem a ser a falta de apoio das autoridades escolares, o preconceito em lidar com o “material sujo” e o comodismo gerado pelo pensamento de que o compromisso com o lixo acaba quando ele é colocado fora do portão de casa."
Alguns passos são importantes para a implementação da coleta seletiva na escola,:
-Sensibiliazar toda a escola através da leitura de artigos e a promoção de debates sobre lixo, testes como "pegada ecológica", palestras e depoimentos de membros cooperativas de catadores, entre outros. (Lembrando que esta conscientização pode incluir projetos interdisciplinares!!)
-Eleger um funcionário que se responsabilize de forma espontânea pela coleta.
-Providenciar um local adequado, dentro do espaço escolar, para o depósito dos materiais coletados.
-Contatar as cooperativas ou catadores da região que irão, em datas previamente marcadas, recolher o material a ser reciclado, já identificado, em tambores grandes, devidamente vedados.
Para ter acesso a um material completo sobre como implementar a coleta seletiva em sua escola, clique AQUI!
Para conhecer uma experiência, clique AQUI!
Se você passou por alguma experiência no assunto em sua escola, comente!!!
FONTE: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=58075
Boneco Ecológico
Oi pessoal!!!
Hoje venho com uma sugestão de brinquedos educativos feitos com material reaproveitado!!!
Desta vez, a idéia é mostrar de forma divertida aos alunos a importância da água para a vida!
É o BONECO ECOLÓGICO!!!
Materiais:
01 perna de meia calça
100 gr de alpiste ou painço
300 gr de serragem
01 tubo de cola
01 tesoura sem ponta
Papéis coloridos de revista
Canetinhas coloridas
Como Fazer:
A. Corte uma perna da meia calça.
B. Coloque o alpiste ou painço
C. Complete com serragem, feche a meia e modele em forma de bola.
D. Monte o boneco
E. Molhe a cabeça do boneco, em alguns dias o alpiste começa a nascer dando
origem aos cabelos.
Fonte: http://www.satc.edu.br/
Hoje venho com uma sugestão de brinquedos educativos feitos com material reaproveitado!!!
Desta vez, a idéia é mostrar de forma divertida aos alunos a importância da água para a vida!
É o BONECO ECOLÓGICO!!!

01 perna de meia calça
100 gr de alpiste ou painço
300 gr de serragem
01 tubo de cola
01 tesoura sem ponta
Papéis coloridos de revista
Canetinhas coloridas
Como Fazer:
A. Corte uma perna da meia calça.
B. Coloque o alpiste ou painço
C. Complete com serragem, feche a meia e modele em forma de bola.
D. Monte o boneco
E. Molhe a cabeça do boneco, em alguns dias o alpiste começa a nascer dando
origem aos cabelos.
Fonte: http://www.satc.edu.br/
Marcadores:
Ciências,
Educação Artística,
Interdisciplinar
Prêmio Top Blog!
Charges: Aquecimento Global
Oi Pessoal!!!!
O blog O Beco dos Bytes oferece ótimas charges sobre diversos assuntos!
Aí vão algumas sobre aquecimento Global!





Espero que tenham gostado!!!!
Bom Trabalho!!!!
Fonte: http://becodosbytes.blogspot.com
O blog O Beco dos Bytes oferece ótimas charges sobre diversos assuntos!
Aí vão algumas sobre aquecimento Global!





Espero que tenham gostado!!!!
Bom Trabalho!!!!
Fonte: http://becodosbytes.blogspot.com
Marcadores:
Charges,
Ciências,
Educação Ambiental,
Geografia,
Lingua Portuguesa
Assinar:
Postagens (Atom)
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."
antigo ditado chinês
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."
antigo ditado chinês