BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Aula: Poluição da água

Água poluída ou contaminada, qual a diferença?



Objetivos
Estudar a poluição da água e formas de tratamento.

Conteudos
Filtração – poluição aquática –tratamentos alternativos

Material
# Garrafa plástica (PET)
# Cascalho grosso
# Cascalho fino
# Areia grossa
# Copo
# Água com solo
# Água com óleo
# Água com detergente
# Água com café

Inicio

O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos: Podemos beber água de rios e lagos? Por quê? Eles são sempre limpos? Como a gente sabe que a água deles é potável? Da onde vem a água que bebemos? Como ela chega em nossas casas? Ela vem direto do rio, ou passa por algum tratamento? Como podemos tratar água?

Metodologia

Para fazer o filtro, pegue uma garrafa de plástico vazia e corte-lhe o fundo. Coloque um chumaço de algodão no gargalo, sem apertar muito. Em seguida coloque a areia fina, a areia grossa, o cascalho fino e por último o cascalho grosso (cada camada poderá ter 3 ou 4 centímetros).Em baixo da garrafa coloque um copo (transparente), para cair a água filtrada. Antes de usar o filtro pela primeira vez, você deve deixar escorrer água da torneira através dele, até que a água saia limpa.

Acordo

O professor juntamente com os alunos poderá decidir quais os elementos que serão filtrados juntamente com a água.

Registro

Os alunos poderão registrar a atividade através de uma tabela.

Tratamentos alternativos para tratamento da água:

Primeira forma:

1. Coletar um balde de água do rio com aproximadamente 20 a 25 litros.

2. Deixá-lo em repouso por uma noite ou mais para sedimentação das impurezas.

3. Passar a água para outro balde, para eliminar o sedimento.

4. Adicionar uma colher de sopa de Clorofina e de 6 a 8 gotas de iodo.

5. Aguardar 2h para beber.

O cloro e o iodo são bactericidas.

Segunda forma:

A moringa (Moringa oleifera) é uma planta que tem origem no Norte da índia, país da Ásia, numa região seca como o sertão do Brasil. Suas sementes são utilizadas como coagulante natural para clarear águas barrentas. Como algumas bactérias ficam fixas nas partículas sólidas, o tratamento com o pó da moringa chega a retirar entre 90 a 98% da bactéria no processo.


Como fazer: para cada litro de água muito barrenta, utilize uma semente de moringa (serve para limpar dois litros de água). Amasse as sementes em um pilão. Depois, em uma garrafa misture o pó com uma xícara d'água limpa e balance por 5 minutos; coe numa peneira. O resultado será um "Ieite", misture-o com a água suja, mexa com força durante um minuto, depois mexa devagar por mais 5 minutos. Cubra e deixe o barro "colar" na mistura em suspensão e assentar no fundo da lata por 1 hora. Depois separe a água limpa do barro que ficou no fundo da lata. Se a água ficar junta com o barro por muito tempo, a água volta a ficar suja.

É interessante fazer um link para a importância da água para a vida como um todo. A poluição da água e suas consequencias também pode ser um tema discutido.

Fonte: Ciencia a mão

Mais informações no site http://www.sanam.com.br/Contatos.htm

Boa aula!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês