BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!
O NOSSO MEIO AMBIENTE

Berenice Gehlen Adams

Quando falamos em “nosso meio ambiente” é importante perceber o sentido da palavra “nosso” dentro de um diferente contexto. O sentido da palavra “nosso” não se refere a algo que nos pertence, como propriedade, como algum objeto sobre o qual temos posse. Falar em “nosso ambiente” diz respeito à “nossa forma de vida” como um todo.

Quando falamos em “nosso meio ambiente” estamos falando da nossa vida, em seu amplo contexto e tudo o que a ela se relaciona. Estamos incluídos neste meio ambiente, pois ele nos perpassa e somos parte dele.

Quando falamos que no meio ambiente encontramos tudo o que precisamos para viver, estamos falando de nossas necessidades vitais, pois sem ambiente não é possível existir vida.

Portanto, quando falamos em “nosso ambiente” devemos perceber que dele fazemos parte e que o que acontece com o meio ambiente acontece conosco. É como falar em “nosso grupo”, “nosso trabalho”, “nosso corpo”, “nosso universo”, como algo do qual fazemos parte e não de algo do qual somos donos ou temos domínio.

Vivemos em um ambiente sócio-político-econômico-cultural que nos coloca em uma posição privilegiada e separada do ambiente natural. Alguns discursos apresentam, em sua essência, que os recursos naturais existem exclusivamente para nos servir e que dele podemos fazer uso para o nosso próprio benefício, sem levar em conta a implicação disto para o meio ambiente. Esta cultura consumista, progressista, dissocia e distancia o ser humano da natureza e do meio ambiente colocando-o sempre no topo, em um pedestal. Somos “endeusados” por nós mesmos. É chegada a hora de perceber que tudo está relacionado entre si. É preciso destronar o ser humano como “rei” do universo. Somos nada, absolutamente nada, sem o nosso meio ambiente. (13.06.2001)

Fonte:http://www.apoema.com.br/nossomeio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês